Sobre

Qual a importância de se investir em Educação e Hardsciences? Como identificar talentos e qualificar e desenvolver nossos jovens? Quais os principais desafios e oportunidades?

A Bloomberg, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e o World Observatory convidam você para um Encontro que apresentará propostas e ideias que estão dando certo no Brasil e no Instituto Weizmann de Israel, uma das maiores referências do mundo em educação e ciências.

O Objetivo? Impactar positivamente o mundo e as pessoas ao nosso redor.

Instituições

VIDA JOVEM – Há 31 anos a Associação Vida Jovem trabalha com Capacitação Profissional e suporte a jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social das comunidades do entorno do Ipiranga. Muito além do que capacitá-los, nossa missão é desenvolver autonomia e empoderamento, potencializando as perspectivas de futuro, visando torná-los protagonistas da sua própria história.

INSTITUTO PROA – Em 2007, um grupo de empresários se reuniu com um sonho em comum: ajudar jovens com poucas oportunidades a conquistarem o primeiro emprego e a se tornarem donos de suas próprias vidas. Foi dessa união que nasceu o Instituto PROA. Como o próprio nome remete, nosso objetivo é levar os jovens para a ponta da vida e das oportunidades que os façam alcançar um futuro melhor e mais promissor. Os jovens chegam ao Instituto com sonhos tímidos. Essa é uma situação que muda rapidamente durante o desenvolvimento do programa. Por meio de um intenso trabalho comportamental e técnico, a instituição prepara estudantes que completaram o 2o Grau a entrar no mercado de trabalho.

INSTITUTO WEIZMANN – O Institute Weizmann de Ciências é uma das principais instituições de pesquisa básica multidisciplinar do mundo nas ciências naturais e exatas. Está localizado em Rehovot, Israel, ao sul de Tel Aviv. Foi inicialmente estabelecido como o Instituto Daniel Sieff em 1934, por Israel e Rebecca Sieff de Londres, em memória de seu filho Daniel. Em 1949, foi renomeado para Dr. Chaim Weizmann, o primeiro presidente do Estado de Israel e fundador do Instituto.

INICIATIVA LIFT – Criada em 2014 pelo Goldman Sachs em parceria com o Linklaters e a Alumni, a Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação) contou com um grupo de 14 estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares em seu programa piloto realizado de 2014 a 2016, oferecendo ensino gratuito da língua inglesa e mentoria para estudantes universitários negros de baixa renda. Com o objetivo de capacitar e qualificar os participantes, utilizando o aprendizado de uma segunda língua como ferramenta de mobilidade social, o piloto obteve sucesso e os formandos da primeira turma hoje estão trabalhando ou estagiando em grandes empresas nacionais e internacionais. A segunda fase do programa, que abriu inscrições em outubro de 2017, conta com a participação de 57 alunos de diferentes faculdades e cursos e com o patrocínio da Bloomberg, do Bank of America Merrill Lynch e do HSBC, além do apoio e mentoria do Consulado Britânico, Cescon Barrieu Flesch & Barreto Advogados, Grupo Cia de Talentos, Bettha, ATS Globe e coordenação do Instituto Ser+.

Agenda

8h30 – 9h00

Registro e Café da Manhã

9h00 – 9h10

Boas Vindas e Nota de Abertura

9h10 – 9h40

Weizmann Institute of Science (Parte das palestras em Inglês)

9h40 – 09h55

Associação Vida Jovem

09h55 – 10h10

Instituto PROA

10h10 – 10h25

Iniciativa LIFT

10h25 – 10h55

Painel e Bate Papo com os 3 institutos

10h55 – 11h00

Agradecimentos e Comentários Finais

Palestrantes

Photo of Mario Fleck

Mario Fleck

Weizmann Institute of Science

Mario Fleck é formado em engenharia mecânica pela PUC do Rio de Janeiro. É socio da Rio Bravo Investimentos desde 2004. Anteriormente atuou na Accenture aonde ingressou como trainee em 1976, foi promovido a socio em 1986 e tornou-se presidente em 1990.
Ao longo de sua carreira, atuou como conselheiro em diversas empresas nacionais e internacionais tais como Accenture, Unipar, Ferbasa, Bematech, Grupo GR, Eternit, Levorin e e atuou também como conselheiro em varias instituições filantrópicas, culturais e acadêmicas, tais como FGV (Fundação Getulio Vargas), OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), CDI (Comitê para Democratização da Informática), AmeCampos (Sociedade dos Amigos de Campos do Jordão) e Instituto de Ciências Chaim Weizmann de Israel aonde é membro do Executive Board.
Na comunidade judaica no Brasil e também internacionalmente foi presidente do Colegio Max Nordau no Rio de Janeiro, Presidente da Federação Israelita de São Paulo, Vice Presidente da CIP (Congregação Israelita Paulista), Chair para America Latina do AJC (American Jewish Committee), conselheiro do Hospital Albert Einstein e do Colegio Alef.

Photo of Marcelo Barbará

Marcelo Barbará

Fundador
Instituto PROA

Marcelo Barbará é sócio fundador da Lanx Capital e da Cambuhy Investimentos. Foi CEO e sócio da RB Capital Antes disso, foi Managing Director do Banco Credit Suisse e sócio, trader de fixed income e COO do Banco de Investimentos Garantia S.A. até sua venda ao Credit Suisse Group AG em 1998. Atuou como Diretor da RB Capital Holding e das operações no Brasil do Credit Suisse Group AG. Barbará é um dos fundadores e Board Members do Instituto Proa. Formado em Administração de Empresas e Mestre em Finanças pela FGV/Rio de Janeiro.

Photo of Rodrigo Dib

Rodrigo Dib

CEO
Instituto PROA

CEO do Instituto PROA, organização sem fins lucrativos referência nacional em formação comportamental de jovens voltada ao mercado de trabalho. Gerente executivo por mais de 15 anos do Instituto Ayrton Senna. Especialista em Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pela Escola Aberta do Terceiro Setor. MBA pela Business School São Paulo (BSP) em Gestão Empresarial; Pós Graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP) em Propriedade Intelectual e Entretenimento e pela HSM Educação e Grupo Troiano de Branding – SP em Branding / Marketing.

Photo of Elise Romeu

Elise Romeu

Diretor Presidente
Associação Vida Jovem

Elise Romeu é graduada em Direito e Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Direito Tributário e Internacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogada especializada em Direito Bancário e de Mercado de Capitais com mais de 30 anos de experiência nesse setor. Nos últimos 9 anos tem a função de Diretor Legal & Compliance no Banco Crédit Agricole Brasil SA e é Diretor Presidente da Associação Vida Jovem desde abril de 2012.

Photo of Talita de Moraes

Talita de Moraes

Linklaters e Iniciativa LIFT

Talita de Moraes é graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Desde 2013 atua como Office Manager no escritório de São Paulo da Linklaters LLP, onde desenvolve programas globais e locais de Community Investment e Diversity & Inclusion em parceria com os escritórios de Londres e Nova York, trabalhando com clientes e organizações locais para promover a igualdade de oportunidades e a mobilidade social nas comunidades em que se encontram.

Photo of Michal Shaked

Michal Shaked

Weizmann Institute of Science

Michal Shaked formou-se em Biologia antes de iniciar os seis anos de serviço militar no IDF, Forças de Defensa de Israel, período no qual serviu de oficial no Laboratório Central do Corpo Médico do IDF. Tem um MBA em gestão estratégica pela Universidade de Tel Aviv e Mestrado em Biologia Molecular pelo Instituto Weizmann. Atualmente ela faz doutorado no Departamento de Biologia Celular e Molecular supervisionada por um dos cientistas mais renomados na área do câncer, o Prof. Moshe Oren.

Photo of Rafael Stern

Rafael Stern

Weizmann Institute of Science

Rafael Stern é graduado em geografia pela Universidade Federal Fluminense, fez pós-graduação em Israel no Instituto Arava de Estudos do Ambiente e fez o Mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas. Agora, como estudante de doutorado do Instituto Weizmann de Ciências, utiliza um laboratório móvel dentro de um caminhão que ele mesmo conduz para testar como se adaptam os diferentes tipos de vegetação a condições variadas do ambiente. O mentor na investigação é o Prof. Dan Yakir, do Departamento de Ciências Planetárias e da Terra do Instituto Weizmann.

Photo of Andres Goldman

Andres Goldman

Weizmann Institute of Science

Andrés Goldman é Bacharel em Biologia pela Universidad de la República e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo PEDECIBA (Programa uruguaio para o desenvolvimento da ciência básica). Emigrou para Israel no ano de 2013 e atualmente faz o doutorado no Departamento de Regulação Biológica do Instituto Weizmann de Ciências, com a supervisão do Prof. Atan Gross.

Data e Local

26 de Abril
08:30 am – 11:30 am

Ed. Infinity – Bloomberg
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr. 700, 3º andar
São Paulo – SP

Institutos